A Società acredita que este é um momento importante para refletir qual o papel de cada indivíduo e de cada organização na construção de novas formas de viver. E lança um chamado com uma série de reflexões para expansão da consciência, unindo fatos, análises e diferentes perspectivas para pensar o mundo pós-pandemia. Venha com a gente nessa viagem rumo ao desconhecido mundo novo e experimente se abrir a novas perspectivas e possibilidades.

reflexões para um mundo pós-pandêmico

 VERDADE INCONVENIENTE 

              OCA PANDÊMICA              

CHINA

Na China, 25% das emissões de dióxido de carbono (CO₂), um dos principais gases causadores do efeito estufa, diminuíram. A redução de 25% nas emissões da China equivale à redução global de 6%. 

A diminuição da poluição do ar na China pode ter salvado quase 75 mil pessoas morrerem de forma prematura. É muito provável que as vidas salvas pela redução da poluição excedam as mortes por Covid-19. A projeção indica que, em dois meses de menos poluentes, foram salvas 4 mil crianças e 73 mil adultos acima de 70.

https://olhardigital.com.br/coronavirus/noticia/covid-19-contribui-para-reduzir-poluicao-do-ar-mundial-veja-imagens/98145 

https://www.bbc.com/portuguese/internacional-51682790 

ÍNDIA

Com a poluição reduzida durante a quarentena, o Himalaia voltou a ser visível na Índia. O fenômeno é possível devido a uma melhoria drástica na qualidade do ar nas últimas semanas, depois que as indústrias fecharam, os carros saíram da estrada e as companhias aéreas cancelaram voos em resposta à pandemia de coronavírus.

https://www.cnnbrasil.com.br/internacional/2020/04/10/com-poluicao-reduzida-durante-quarentena-himalaia-volta-a-ser-visivel-na-india

BRASIL

Em São Paulo, a poluição do ar diminuiu 50% na primeira semana de quarentena. O índice de poluentes que desencadeiam doenças respiratórias também diminuiu em cerca de 30%.

 

 

 

https://g1.globo.com/sp/sao-paulo/noticia/2020/04/08/poluicao-do-ar-em-sao-paulo-diminui-50percent-na-primeira-semana-de-quarentena.ghtml

ITÁLIA

Com menos barcos circulando, os moradores de Veneza viram pela primeira vez em muitos anos as águas dos canais da cidade ficarem claras – e até golfinhos, cisnes e cardumes de peixes foram flagrados nadando por ali. Apesar da beleza visual, a mudança não indica melhoria da qualidade da água, que permanece poluída. A boa notícia é que, embora a poluição da água não tenha diminuído, a qualidade do ar melhorou.

https://g1.globo.com/turismo-e-viagem/noticia/2020/03/18/sem-turistas-e-barcos-coloracao-da-agua-dos-canais-de-veneza-fica-mais-clara-e-nitida.ghtml